Isabel Gouvêa | Encantamento – Presente de Iemanjá da Colônia de Pesca do Rio Vermelho Salvador, BA, 1992
Encantamento - Presente de Iemanjá da Colônia de Pesca do Rio Vermelho Salvador, BA, 1992

Isabel Gouvêa

Presente de Iemanjá da Colônia de Pesca do Rio Vermelho em Salvador, BA

Sobre a autora

Isabel Gouvêa
(São Paulo, SP, 1953)

Isabel Gouvêa é fotógrafa, mestre em Artes Visuais, curadora, educadora, pesquisadora e gestora de projetos socioculturais. Membro ativo do Movimento FOTOBAHIA entre os anos de 1979 a 1986, organizando e participando de mostras, oficinas e debates. Atuou por 30 anos no setor de Multimeios do Teatro Castro Alves, documentando a programação artística e acompanhando diretamente o Balé do TCA.

Fotografa por décadas as festas populares de Salvador, especialmente desenvolvendo o projeto Encantamento, documentando as festas de Iemanjá do Rio Vermelho, Ilha de Itaparica e Cachoeira. Realizou duas grandes mostras individuais, apresentando sua ampla pesquisa fotográfica em importantes centros culturais de Salvador, São Paulo e Brasília.

Realizou a pesquisa, publicação e curadoria da mostra Design Popular da Bahia, apresentada em Salvador, São Paulo, Barcelona e Milão. Coordenou por 12 anos a Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia de Salvador, onde realizou a coordenação geral dos Projetos: Festas Populares de Salvador e Dois de Julho: Resistência e Identidade Popular na Bahia e a curadoria das exposições, apresentadas em Centros Culturais de Salvador, Cachoeira, Barcelona e New Orleans.

Eleita como presidente da gestão 2019-2022 da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil – RPCFB. Atualmente coordena o setor Educativo do Museu de Arte Moderna-MAM BA.

Skip to content